Bem vindo!

Que você seja mais um amigo(leitor) de Jorge amado!















30/03/2012


Eventos Literários na Bahia




A 10º Bienal do Livro da Bahia tem como tema principal o Centenário de Nascimento do escritor Jorge Amado, que será comemorado em agosto de 2012. Participando das homenagens, a Fundação Pedro Calmon realizará, durante a Bienal, o lançamento da coletânea Jorge Amado de todas as cores, com a presença dos oito autores da obra: Charles Kiefer, Spacca, Lima Trindade, Edilene Dias Matos, João Edson Rufino, Benedito Veiga, Nancy Vieira e Cláudio José M. de Oliveira. Estes escritores participaram, em agosto de 2010, do Seminário Atualidades em Jorge Amado, na Academia de Letras da Bahia, promovido pela Fundação Pedro Calmon para discutir as obras do mais popular escritor baiano. Além das obras amadianas, o público poderá conferir no estande do Governo do Estado, livros de importantes escritores baianos e das novas gerações da literatura do estado. Um dos destaques será a presença do escritor Ruy Espinheira Filho, autor de dezenas de obras e vencedor de importantes prêmios literários no Brasil.

CURIOSIDADES SOBRE JORGE AMADO


Dizem que Pablo Picasso aprendeu a desenhar antes de dar os primeiros passos. Embora não tenha sido tão precoce, o escritor brasileiro Jorge Amado publicou seu primeiro livro bastante jovem. O País do Carnaval, seu primeiro romance, foi editado quando Jorge conta 19 anos de idade.

Perseguido por seu ativismo politico, Amado foi obrigado a viver em vários países até voltar em definitivo para o Brasil. Membro do Partido Comunista Brasileiro (pelo qual se elegeu deputado), Amado teve seus livros recolhidos e queimados em praça pública durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. Entre os países que acolheram o autor de Tieta do Agreste e Jubiabá estão Argentina, Uruguai, França e a antiga Tchecoslováquia.

Jorge Amado conheceu dezenas de jornalistas e escritores em suas andanças pelo mundo. Além de marido da famosa escritora Zélia Gattai, o baiano Jorge era amigo de Carybé, Pierre Vergé e Dorival Caymmi. Também conviveu com o cineasta Glauber Rocha, outro baiano ilustre. Conheceu Rubem Braga (com quem dividiu o mesmo teto por um curto período), Rachel de Queiróz (que o incentivou a entrar na militância política) e o chileno Pablo Neruda (que foi companheiro de viagens). Além de conhecido de Vinicíus de Morais e receber a visita do cineasta Roman Polanski, teve intensa amizade com os intelectuais franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.

Os personagens mais famosos do escritor baiano foram, talvez, Tieta do Agreste, Gabriela, Quincas Berro D´Água e Teresa Batista.

Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais traduzidos no mundo. É também um cujo obra recebeu mais adaptações. Terras do Sem-fim, Tieta do Agreste e Gabriela, por exemplo, viraram novelas transmitidas em horário nobre.