Bem vindo!

Que você seja mais um amigo(leitor) de Jorge amado!















30/03/2012

CURIOSIDADES SOBRE JORGE AMADO


Dizem que Pablo Picasso aprendeu a desenhar antes de dar os primeiros passos. Embora não tenha sido tão precoce, o escritor brasileiro Jorge Amado publicou seu primeiro livro bastante jovem. O País do Carnaval, seu primeiro romance, foi editado quando Jorge conta 19 anos de idade.

Perseguido por seu ativismo politico, Amado foi obrigado a viver em vários países até voltar em definitivo para o Brasil. Membro do Partido Comunista Brasileiro (pelo qual se elegeu deputado), Amado teve seus livros recolhidos e queimados em praça pública durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. Entre os países que acolheram o autor de Tieta do Agreste e Jubiabá estão Argentina, Uruguai, França e a antiga Tchecoslováquia.

Jorge Amado conheceu dezenas de jornalistas e escritores em suas andanças pelo mundo. Além de marido da famosa escritora Zélia Gattai, o baiano Jorge era amigo de Carybé, Pierre Vergé e Dorival Caymmi. Também conviveu com o cineasta Glauber Rocha, outro baiano ilustre. Conheceu Rubem Braga (com quem dividiu o mesmo teto por um curto período), Rachel de Queiróz (que o incentivou a entrar na militância política) e o chileno Pablo Neruda (que foi companheiro de viagens). Além de conhecido de Vinicíus de Morais e receber a visita do cineasta Roman Polanski, teve intensa amizade com os intelectuais franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.

Os personagens mais famosos do escritor baiano foram, talvez, Tieta do Agreste, Gabriela, Quincas Berro D´Água e Teresa Batista.

Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais traduzidos no mundo. É também um cujo obra recebeu mais adaptações. Terras do Sem-fim, Tieta do Agreste e Gabriela, por exemplo, viraram novelas transmitidas em horário nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário